Publicações
Inteligências em Interação
Palestra ministrada por Tiago Torrent no evento IA Generativa e a Web no Brasil.
Generative AI perspectives: Design e IHC
Palestra apresentada por Heloísa Candello no evento IA Generativa e a Web no Brasil.
IA Generativa: oportunidades, riscos e governança
Palestra ministrada por Virgilio Almeida no evento IA Generativa e a Web no Brasil.
O perfil de uso das plataformas web nas eleições brasileiras
Trabalho apresentado por Henrique Xavier, no III Congresso Internacional em Humanidades Digitais (HDRio2023), dia 20/04. Nele, avaliamos quais as plataformas web mais utilizadas por candidatos e candidatas nas eleições de 2020 e 2022, de acordo com os dados do TSE, e verificamos diferenças de uso entre diferentes grupos sociais.
Construindo e avaliando uma ferramenta de detecção de violência eleitoral na Web
Trabalho apresentado por Henrique Xavier, no III Congresso Internacional em Humanidades Digitais (HDRio2023), dia 20/04. Nele, avaliamos a performance e as dificuldades enfrentadas por uma IA em detectar ataques e ofensas na Web.
Nem Inteligência, Nem Artificial
Palestra apresentada por Vagner Diniz, durante a Conferência Institucional do III Congresso Internacional em Humanidades Digitais - HDRio 2023. Durante a palestra, Diniz discute princípios sociológicos do uso das tecnologias de inteligência artificial.
A Weakly Supervised Dataset of Fine-Grained Emotions in Portuguese
A Computação Afetiva é o estudo de como os computadores podem reconhecer, interpretar e simular os afetos humanos. A Análise de Sentimento é uma tarefa comum em PLN, mas se concentra apenas na valência da emoção (positiva, negativa, neutra). Uma abordagem emergente é o Reconhecimento de Emoção, que depende de uma classificação refinada. Nesta pesquisa, descrevemos uma abordagem de supervisão fraca baseada em Itens Lexicais para criar um corpus de emoções refinadas em português. Avaliamos nosso corpus fazendo o ajuste fino de um modelo de linguagem baseado em Transformer (BERT) e avaliando-o em um conjunto de validação anotado. Nossos resultados (F1-score= .64) sugerem que a supervisão fraca baseada em Itens Lexicais pode ser uma estratégia apropriada para o trabalho inicial em ambiente de poucos recursos.
A Weakly Supervised Dataset of Fine-Grained Emotions in Portuguese
Apresentação de Diogo Cortiz para a Conferência STIL, de 2021.
Os caminhos futuros da Inteligência Artificial
Participação de Diogo Cortiz no podcast Tecnopolítica. Neste episódio, Sergio Amadeu conversa com Diogo Cortiz, doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, sobre os caminhos imediatos da IA. A conversa começou com uma pergunta sobre o porque um dos principais temas que aparece quando se discute a implementação de IA é a questão ética. Cortiz mostrou a ligação entre modelos, estruturas de dados e design de soluções que podem desconsiderar ou até mesmo gerar vieses, discriminações e erros. Entre importantes prognósticos, também foi discutido o desenvolvimento da IA no Brasil, seus maiores entraves e a importância de uma estratégia que permita treinarmos e desenvolvermos nossos sistemas de IA.
A Weak Supervised Dataset of Fine-Grained Emotions in Portuguese
A Computação Afetiva é o estudo de como os computadores podem reconhecer, interpretar e simular os afetos humanos. A Análise de Sentimento e uma tarefa comum em PLN, mas se concentra apenas na valência da emoção (positiva, negativa, neutra). Uma abordagem emergente é o Reconhecimento de Emoção, que depende de uma classificação refinada. Nesta pesquisa, descrevemos uma abordagem de supervisão fraca baseada em Itens Lexicais para criar um corpus de emoções refinadas em português. Avaliamos nosso cor- ˆ pus fazendo o ajuste fino de um modelo de linguagem baseado em Transformer (BERT) e avaliando-o em um conjunto de validação anotado. Nossos resultados (F1-score= .64) sugerem que a supervisão fraca baseada em Itens Lexicais pode ser uma estratégia apropriada para o trabalho inicial em ambiente de poucos recursos.
O que é Inteligência Artificial?
Participação de Diogo Cortiz no podcast Sociedade, Cultura e Tecnologia. A descrição do episódio é: Inteligência artificial, machine learning, algoritmos, filtro bolha… É muita novidade pra dar conta. Nesse episódio, chamamos o pesquisador Diogo Cortiz, professor de Design de Interação da PUC-SP, e traçamos relações entre o design, a comunicação, a computação e o desenvolvimento de produtos digitais.
Ethical and technical challenges of AI in tackling hate speech
Artigo publicado na 29ª edição da revista International Review of Information Ethics (IRIE). Diogo Cortiz e Arkaitz Zubiaga discutem sobre ética e desafios técnicos ao se utilizar Inteligência Artificial para moderação de conteúdos. O artigo foi publicado em março de 2021.
Artificial Intelligence: fairness, justice and consequences
Artigo escrito por Diogo Cortiz, que aborda as consequências da corrida para o desenvolvimento das tecnologias de Inteligência Artificial (IA), promovida tanto por países desenvolvidos, quanto os que estão em desenvolvimento, sob a ótica judicial, ética, política, econômica e da saúde.
Processamento de Linguagem Natural: estado da arte para uma Web mais saudável
Palestra ministrada por Diogo Cortiz, na BrazilJS de 2020, abordando o estado da arte do Processamento de Linguagem Natural.
Processamento de Linguagem Natural
Apresentação de slides utilizada por Diogo Cortiz, na BrazilJS de 2020.
Detecção automática de discursos de ódio: estado da arte e desafios
O discurso de ódio é capaz de mudar a mentalidade das pessoas, levando-as a uma ação violenta? Quando podemos e quando não podemos regular o discurso de ódio? Que ferramentas podemos usar para lidar com o ódio na Internet? Em busca de respostas a esses questionamentos, realizamos uma série de entrevistas com especialistas de diferentes áreas, cujo trabalho se relaciona com o estudo do discurso de ódio, para compreender melhor esse fenômeno no Brasil. Diogo Cortiz explica como funcionam as principais tecnologias que estão sendo desenvolvidas e aplicadas para a detecção automática de discurso de ódio em redes sociais, discute suas capacidades e se posiciona sobre a conveniência de seu uso para facilitar decisões de retirada de conteúdo.
Inteligência Artificial: equidade, justiça e consequências
A Inteligência Artificial (IA) está se integrando em nossas vidas cotidianas, influenciando decisões desde recomendações de filmes até prevenção de fraudes em cartões de crédito. Este avanço gera preocupações sobre seus impactos sociais, econômicos e legais. Enquanto líderes globais competem para liderar o desenvolvimento da IA, seu potencial benéfico é contrastado com preocupações éticas e filosóficas sobre seu futuro e seus riscos para a humanidade.
A nova resolução do CNJ sobre uso de Inteligência Artificial no Judiciário
O crescimento exponencial das demandas da sociedade por justiça tem aumentado os investimentos em tecnologia no judiciário brasileiro e, por isso, as dúvidas sobre a constitucionalidade das soluções trazidas pela Inteligência Artificial são cada vez mais comuns.
Mapeamento de Princípios de Inteligência Artificial
Este é um mapeamento multissetorial e não-exaustivo de princípios de Inteligência Artificial. Mapeamos seis iniciativas internacionais, sendo duas do setor governamental (Comissão Europeia e Departamento de Defesa Norte-americano), duas do setor empresarial (Google e Microsoft), uma organização internacional (OCDE) e outra composta de academia e setor empresarial (Academia de Inteligência Artificial de Pequim).
Mapping Principles of Artificial Intelligence
Este é um mapeamento multissetorial e não-exaustivo de princípios de Inteligência Artificial. Mapeamos seis iniciativas internacionais, sendo duas do setor governamental (Comissão Europeia e Departamento de Defesa Norte-americano), duas do setor empresarial (Google e Microsoft), uma organização internacional (OCDE) e outra composta de academia e setor empresarial (Academia de Inteligência Artificial de Pequim). Versão em inglês.
Design centrado nas pessoas e dados abertos na Web: inclusão e ética na Inteligência Artificial
Workshop "Design centrado nas pessoas e dados abertos na Web: inclusão e ética na Inteligência Artificial", promovido no 9º Fórum da Internet no Brasil. O evento foi realizado pelo CGI.br e NIC.br de 1º a 4 de outubro de 2019 em Manaus (AM).
Inteligência Artificial, design e ética
Palestra ministrada por Diog Cortiz para o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em 02 de julho de 2019.
Tecnologia da Informação - Cidadania Digital
Entrevista concedida por Diogo Cortiz à TV Univesp, em maio de 2019.
Eu não sou robô: como sites e apps descobrem se você é humano ou bot
Entrevista concedida por Diogo Cortiz ao Tilt (O canal de tecnologia do UOL), em fevereiro de 2019.
O Design pode ajudar na construção de Inteligência Artificial humanística?
A inteligência Artificial (IA) atingiu um novo patamar de maturidade. Os sistemas já estão sendo empregados na área da saúde, educação e segurança. Mas será que eles levam em consideração valores humanos e culturais em suas decisões? Como o design pode ajudar a tornar a IA mais humanística? Neste artigo, apresenta-se os princípios para os projetos de IA e discutisse como o design pode ser aplicado em cada uma das etapas, apresentando um caso prático na elaboração de uma interface.
A Web na era da Computação Cognitiva
Artigo escrito por Newton Calegari e Diogo Cortiz e publicado no portal iMasters em 2018.
O fenômeno Web: vale a pena ser humano
Palestra ministrada por Vagner Diniz para o I Congresso Internacional em Humanidades Digitais no Rio de Janeiro, em abril de 2018.
Labweb360
Vídeo em 360° feito como experimento por Diogo Cortiz e Newton Calegari, em Dhobi Ghat - Índia, em outubro de 2017.